quarta-feira, 14 de março de 2018

Obras preliminares

Tudo bem com vocês?

Podemos falar um pouco sobre o financiamento habitacional da Caixa em outro tópico, mas enquanto esse processo está correndo, é bem legal se antecipar e concluir uma boa parte da primeira medição da obra durante esse tempo em que se aguarda a aprovação do contrato.


Na planilha/cronograma da Caixa, colocamos que a primeira medição seria apenas referente a 50% dos projetos, aprovações, taxas, ligações de água e energia, limpeza e terraplanagem. Ou seja, antes de aprovada a obra, vou ter toda a 1ª etapa concluída, a segunda etapa será os 50% restantes desses serviços e 40% da fundação, mais algumas coisinhas, o que vai resultar que ao termino do primeiro més na primeira medição(o prazo já começa a contar no dia que assinar o contrato e nunca sabemos quanto tempo leva para aprovar o contrato, então sua equipe precisa estar de sobreaviso) já teremos realizado a 1ª etapa, provavelmente a 2ª etapa e já vamos começar a 3ª etapa no primeiro més de obra! Assim receberemos muiiito dinheiro, ficaremos ricos, mas não, existem porcentuais mínimos e máximos estipulados pela Caixa de verba por etapa da obra, exatamente para o pessoal não burlar e receber quantias altas antes da etapa.


Limpeza e terraplanagem. O terreno era praticamente plano e a terraplanagem foi previamente calculada, então só se espalhou a terra no nível pré determinado. A vegetação é raspada, e foram retirados 2 caminhões dessa "terra suja" ao custo total de 700 reais, o corte do terreno foi feito no dia seguinte com outra maquina e foram gastos 7 horas de maquina mais a retirada de 2 caminhões de pedras, é legal o acompanhamento nessa etapa, foi deixado uma pequena quantidade de pedras para uma 3ª viagem de caminhão que não ocuparia nem metade da caçamba, como ainda será retirado muita pedra das fundações, não deixei que levassem esse 3º caminhão para que seja levado com o restante de uma só vez já que o caminhão de pedra estava sendo cobrado 450 reais!!! Dinheiro desperdiçado. O serviço foi feito por uma empresa que trabalha apenas no condomínio e teve um custo de 1000 reais a menos que os demais orçamentos, se alguém precisar passo o contato e indico que o serviço deve ser acompanhado.





Padrão CPFL. O poste trifásico C2 25mm² foi comprado direto do fabricante pelo valor de 819 reais instalado e no ato da ligação da energia não foi cobrado nada, fizeram a ligação em 7 dias, quando vier a conta informo as taxas.


Hidrômetro. Após retirar a caixa do hidrômetro diretamente na Sanasa e pagar as taxas absurdas de 750 reais para a instalação de água e outros 750 reais aproximadamente para a ligação de esgoto, a alvenaria custou cerca de 300 reais. A preparação para ligação de água foi realizada no dia seguinte a entrada na Sanasa e após a construção da alvenaria eles vieram em 2 dias fazer a instalação do hidrômetro e ligar a água.  


Fechamento da obra e abrigo para ferramentas/ materiais. Foram gastos 1485 reais com tapumes, pontaletes e sarrafos. Em 1 dia de serviço foi fechada a obra, faltando só alguns ajustes.



Agora é só esperar...



Nota do consultor em solo, Bóris: "Cálculos preliminares indicam que não vou parar limpo nessa obra."

7 comentários:

  1. Olá! Muito legal o blog de vocês. Esse início de construção é muito arrastado, né? Sabemos como é. Serão várias semanas ainda até que a casa comece a ganhar forma. Mas vale a pena esperar.
    Sejam bem vindos ao mundo maravilhoso, angustiante e enlouquecedor da construção. heheheh
    Obrigado pela visita. Já vamos seguir vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wawá e Lelê! Nosso gabarito está um parto. Já foram uns 4 dias direto para colocar aquelas madeiras envolta e tentar determinar um começo para o alinhamento da casa. Está complicado porque os dois vizinhos estão com o muro tortos, ai estão tentando puxar através da rua com esquadro. E é uma etapa que não adianta ter um monte de gente na obra né... dizem que essa semana ainda começam a cavar!!!!

      Excluir
  2. Olá! Você me visitou e perguntou como eu fiz o time-lapse! Eu tirei todas as fotos manualmente, tentando ficar sempre na mesma posição e apontando sempre na mesma direção. Depois no computador eu centralizei todas as fotos, deu um trabalhão, hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha obrigado por responder! Sua obra foi ótima. Gostei tanto do time-lapse que estou copiando! Entendi o método, o resultado valeu o trabalho. Seria legal um drone eim?? Hehe, mas o dinheiro vai pra piso mesmo! Obrigado pela resposta e visita!!! Abração

      Excluir
  3. boa noite Claudia

    Estou passando pra agradecer a visita no Jeito de Casa e desejar a vc parabéns pelo dia do blogueiro tb!!
    Desejo boa sorte com sua obra. São várias etapas chatinhas, mas depois é só curtir o sonho.
    Seu terreno é lindo, o local parece ser timo e com certeza a casa vai ficar um arraso!

    bjus
    ana

    ResponderExcluir
  4. Olá, construir uma casa não é tarefa fácil mas será com certeza o concretizar de um sonho! O Bóris não sairá limpo dessa obra mas provavelmente sairá feliz. Bom fim de semana e sempre que me for possível passarei por aqui para ver a evolução desse projecto.

    ResponderExcluir
  5. Eita essa primera etapa é bem desafiadora , estamos carregando conosco muita expectativa , sonhos, esperança,é uma verdadeira explosão de sentimentos.Tb achei um absurdo as taxas que vc pagou , aqui cobra-se um pouco menos, daqui a pouco começa a subir tijolo por aí e será a melhor sensação da vida.Boa obra
    https://casacomafeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Morreu! Mas passa bem...

Desanimamos do blog mas ainda há esperança!! Foto de 12/01/2019