Começamos a obra aproximadamente no dia 13 de Março, nossa fundação foi bem demorada pois o solo além de muitas pedras, é extremamente duro e devemos ter começado essa etapa por volta do dia 19, concretamos a fundação apenas no dia 10 de Abril assim ficamos aproximadamente 3 semanas para cavar o bendito chão e quebrar todas pedras. Mais alguns dias fazendo o baldrame e no dia 19 de Abril começamos a alvenaria.
Nas etapas que requerem mais capacitação, estamos sub-contratando equipes especializadas ociosas. Funciona da seguinte forma. Grandes construtoras usam empresas terceirizadas para colocar equipes especializadas em cada segmento da obra, assim em determinada função, apenas pessoas que trabalham só com ela fazem o serviço meio como produção em série, fazendo com que o serviço seja muito mais rápido e com uma qualidade superior devido a equipe apenas trabalhar com essa parte do serviço.
Existe um momento entre uma obra e outra que essa mão de obra altamente especializada fica ociosa esperando o começo da etapa em que são especializados na obra seguinte, e é nessa janela de tempo que coincidindo com nosso cronograma conseguimos um ótimo negócio.
Nossa alvenaria do pavimento térreo foi totalmente feita em 5 dias. Na quinta feira, uma equipe de 3 profissionais passaram o dia organizando a primeira fiada de todas paredes, só alinhando e preparando para o dia seguinte que apenas esses 3 profissionais já ergueram 40% do térreo em poucas horas, temos uma equipe fixa que apenas ficavam dando apoio a eles, pois chega a ser engraçado, esse pessoal não estica o braço mais de 30cm para pegar um bloco, apenas gritam "bloco", gritam "massa" e tem que aparecer uma carriola nova com argamassa. Parecem uns robozinhos trabalhando, muito legal ver a forma com aplicam a argamassa na parede.
Mas essa especialização tem seu lado negativo, após o segundo dia na sexta feira, foram requisitados em outra obra e para a gente não ficar na mão, apenas 1 dos 3 continuou o serviço, mas mesmo assim na quinta feira da semana seguinte ele havia terminado o respaldo da laje completando a alvenaria. Chega até ser difícil para a gente acompanhar a logística para fragmentar as entregas de blocos já que estamos sem terreno de apoio e sem espaço dentro da obra, para não faltar o material para eles.
Só a rapidez já seria algo extremamente positivo, mas a qualidade também é impressionante. Na fiada da meia altura se para o serviço para conferir o nível, e de uma ponta a outra da casa, o nível não oscilou além de 0,5 cm! Nesse momento eles marcam a parede para compensar na medida da massa da fiada seguinte.
Sabemos que se algo é rápido ele não deve ser bom. Se for bom não pode ser rápido, e se quiser bom e rápido, será muito caro. Mas não é isso o que acontece, o valos do m³ que grandes construtoras pagam para essa empreita é de aproximadamente 14 reais o m², nós pagamos 18 reais o m². Se for considerar uma equipe comum recebendo por semana durante 3 semanas para erguer uma alvenaria, fica muito mais barato essa forma de se trabalhar.
Como podem ver, optamos por bloco de concreto estrutural. A escolha se deu por estarmos construindo a casa em alvenaria estrutural, assim basicamente a casa não tem vigas e pilares como uma casa comum onde esses dois é quem sustenta a casa e a alvenaria tem apenas função de vedação. Nossas vigas e colunas literalmente são as paredes, que dentro do septo dos blocos é calculado no projeto estrutural diversos pontos onde ele é preenchido completamente com concreto e aço.
As vantagens sobre os métodos construtivos comuns são enormes, apenas se tratando de custo, é comum se ouvir falar em torno de 15% de economia. Se constrói muito mais rápido, não há necessidade do uso de madeiras para formas, gasta-se muito menos aço e concreto, há menos desperdício pois cada parede é projetada uma "paginação" dos blocos assim compra-se exatamente cada tijolo que vai em cada lugar, como em um Lego e toda hidráulica e elétrica é embutida, não havendo necessidade de se quebrar as paredes e posteriormente remenda-las.
Essa ultima faz parte também dos pontos negativos, tudo precisa estar previamente projetado. As tubulações e eletrodutos precisam seguir o projeto e ser executados nessa etapa. Após, não se pode quebrar uma parede, principalmente na longitudinal pois as mesmas exercem grande força estrutural. O que também limita a possibilidade de mudanças de paredes em reformas seguintes por exemplo. Outro ponto fundamental é que a mão de obra para executar uma obra assim deve ser mais especializada, portanto é mais cara. Porém podemos constatar que a grande maioria dos edifícios de grandes construtoras são feitos nesse método, sabemos que as vantagem são evidentes.
Já estamos comprando a laje da casa, esses próximos dias devemos dedicar a preparação para elétrica e hidráulica, como vemos nas fotos, metade de nossa sala está aberta, pois para deixar a obra mais pratica e atender nossas exigências de arquitetura, a parede esquerda terá que ser toda com vigas e colunas comuns. Nossa escada será toda em balanço, exigindo uma viga inclinada em toda dimensão da parede e contando na mesma parede com um janelão de canto de 4 metros de altura e uma porta balão de esquina com 6 metros de vão livre, seria mais apropriado seguir a estruturação comum, para tanto essa semana vamos dedicar a formas de madeiras caríssimas e armação de aço para preenche-las.
Cãosultoria: Poodles interessadas em conhecer um cara bacana, vira-lata raiz que não tem medo de pegar pó na obra, podem enviar cartinhas para minha caixa postal.
Muito legal a experiência de vocês sobre a equipe especializada para cada serviço. Como foi rápida a alvenaria, é de dar gosto. Com certeza vocês lucraram muito, só de não ter tijolos quebrados e remendados, é uma super economia e na hora do reboco, não ter remendos, também é benéfico.
ResponderExcluirOnde se passa os conduítes e encanamentos tem muita chance de dar pequenas fissuras no reboco.
Abraços