sábado, 31 de março de 2018

Uma pedra no caminho...


Sempre vemos por ai o pessoal encarando a vida como "o copo meio vazio", o nosso, vide imagem a baixo é sempre cheio!


Assinamos o contrato com a CEF no dia 02 de Março, como já dissemos em 30 dias após a assinatura deve acontecer a primeira medição do engenheiro da Caixa. Apesar de já estar com a mão de obra acertada, durante a primeira semana do prazo não houve trabalhos significativos na obra, devido ao pessoal estar se acertando, tivemos alguns vindo para fechar a obra e trabalhos mais triviais.


A obra em si entrou em ritmo no meio da semana seguinte, como já havíamos tentado fazer a sondagem e mesmo com dezenas de tentativa não foi possível furar o solo para extrair o teste, de imediato foi abandonada a expectativa de se fazer a fundação com estacas e todo projeto foi alterado para sapatas corridas, que consiste em uma fundação mais rasa e cavada manualmente. O sistema mais convencional e pratico de estacas escavadas é muito mais pratico devido a perfuratriz ser contratada a parte e feita de forma mecânica muito rápida.




 Já havíamos retirado 3 caminhões de pedras no acerto do terreno, inevitavelmente quando se deu as escavações das sapatas corridas a equipe sofreu muito. Estamos no final da quarta semana do cronograma, praticamente 2 semanas e meia de obra, escavando a fundação, retirando muita pedra, abrindo valas enormes, estamos com uma britadeira na obra para quebrar pedras e tentar agilizar o serviço mas em algumas sapatas isso não foi possível e tivemos que solicitar ao calculista para que desviasse alguns pontos das sapatas por conta das pedras.



No projeto de terraplanagem, se considera a cota da casa a altura em que o deslocamento de terra da parte mais alta do terreno se iguale em um ponto médio sem ter que por nem tirar terra para ser otimizado, leva-se em consideração a profundidade das valas das sapatas para que faça a concretagem contra o próprio  barranco. Não é o método mais bonito, porém se economiza muito em formas já que não se usa madeira nenhuma, o concreto é derramado praticamente na terra usando a os barrancos como formas.









Devido a tantas escavações e terra retirada, a obra no momento parece um cenário de guerra cheio de trincheiras, mas no decorrer dessa semana que se segue já devemos concretar a fundação. Em paralelo as escavações, já está inclusa na mão de obra a contratação de um ferreiro por empreita que está fazendo toda a armação do aço enquanto a turma não termina de escavar, se tivéssemos que comprar as armações já prontas, gastaríamos muito mais e como o ferreiro já está adiantando o serviço durante a etapa demorada de escavação, não haverá prejuízo em tempo.




Visita na obra durante a semana.

Nota do Cãosultor: "Porque não contratamos uma equipe especializada em escavações"



4 comentários:

  1. Você vai ver que emoção quando concluir cada etapa, é muito bom.

    Quando faz o fundamento é muito legal, aí quando começa a subir as paredes é mais legal ainda hahahaha, ver a casa tomando forma é sensacional.

    Bjos

    https://reisdecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!!! Que feliz em ver ser comentário.

      Nós estamos acompanhando seu blog desde de quando inventamos de construir!! Acabei de ver lá e vocês fizeram sapatas iguais estamos fazendo!!! Parece que explodiu algo na obra né, monte de terra para todo lado. Não vejo a hora de ver paredes hehehe.

      Agora é concretar essa fundação toda, vamos lá!!!

      bjus Claudia!!!

      Excluir
  2. Oi oi... acabei de passar por essa etapa, quando começar a ver as paredes subir vai ver a alegria que dá!!! Agora estagnei na retirada da pedra que encontramos quando derrubamos a casa antiga, está super demorado mas cada etapa concluída é uma emoção!!!
    Vou continuar acompanhando sua obra, até porque é muito bacana ver pessoas na mesma situação.
    Sucesso na obra!!!
    https://nossacasadecondominio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela!!! Acabei de ver sua pedra, aquilo sim é uma pedra de respeito!

      A gente reclamando de umas pedrinhas kkk. Mas tiveram algumas que não conseguimos quebrar com a britadeira elétrica, ai uma viga de travamento nosso calculista inclinou para fugir da pedra e em uma sapata, essa da foto da pedra linda, tivemos que ampliar ela bastante para compensar a pedra.

      Agora a concretagem da fundação ta demorando... Mas vamos que vamos.

      Obrigada pelo comentário e nos vemos no próximo post!!!!!

      Excluir

Morreu! Mas passa bem...

Desanimamos do blog mas ainda há esperança!! Foto de 12/01/2019