segunda-feira, 21 de maio de 2018

Escada em balanço, engastada, auto portante ou flutuante.


Olá!!




No último post a alvenaria do andar térreo subiu quase que completa em menos de 1 semana, muito rápido e nos fez achar que vamos acabar a casa rapidinho, eis que a realidade nos coloca de volta a realidade e a expectativa volta a mil. O andar térreo quase todo é de alvenaria estrutural, motivo por qual ele subiu da noite para o dia, porém... todo o lado direito da casa é muito complexo para valer a pena investir em alvenaria estrutural. Há possibilidades de se projetar os vãos em concreto protendido mas entraríamos em um campo muito técnico que o beneficio da rapidez provavelmente seria diminuída pelo custo, assim essa lateral da casa que em uma ponta vai receber um janelão de canto de 4 metros de altura, no meio haverá nossa escada bonitona que receber uma viga inclinada correndo a parede lateral inteira, passando pelo fechamento de canto em vidro de semi-balanço com esquadrias de correr que faz divisa da sala de jantar com a churrasqueira e terminando em uma simples coluna na churrasqueira porque "há" limites para se fazer um balanço gigante de toda traseira da casa e acabou sendo feita tradicionalmente, com vigas e colunas caríssimas revestidas de puro concreto moldados por formas de madeiras mais caras ainda, e também demoradas para se fazer.





Escada


                        

Rolou uma divergência entre a escada plissada branquinha da Cláudia e a minha escada em balanço preta, a solução para acabar com a guerra foi fazer a escada em balanço na cor branca! Ainda estou tentando convencer em revestir a escada em preto, mas já há possibilidade de revesti-la em madeira ou até em deixar a escada em concreto aparente. 

Algumas inspirações:

                                                                

  

Quem tiver interesse, esse pessoal tem um canal no youtube e se especializaram em demolir esse tipo de escada que não deu certo e refazem corretamente:  

https://www.youtube.com/channel/UCFtpqfHSJsjaORQOOvQl-Xg

Nossa escada:


















Nosso calculista não poupou aço na escada, quarta feira agora está prevista para ser concretada, vão esperar montar mais algumas vigas para concretar tudo junto, além de dois serventes também estão nessa etapa um armador e um carpinteiro, veio também um senhor dois dias para acompanhar a montagem da escada e já trouxe os degraus prontos. 

Agora com tanto concreto estou preocupado com a iluminação da escada que ainda não escolhemos e não vamos deixar preparação, na hora da montagem vai dar mais trabalho. Ainda não achamos um balizador legal e com preço bacana, achei esses quadrados de 0,5W na China mas na casa os espelhos dos interruptores serão todos pretos e eu teria que mandar dar um banho ou fazer uma anodização preta neles para combinar, e o preço dobrou de um tempo pra cá, comprei 1 de teste que nunca chegou por 30 reais e agora estão vendendo por 60 reais. O vendedor até fazia o preço antigo para mim mas não me animei muito:





Achei essa outra opção na Leroy e achei bem bacana, bem pequenininho e discreto, único problema é que tem 1W:




A primeira versão da nossa escada teria apenas 30cm de superfície em cada degrau mas a Cláudia quis aumentar para 35 e transpassar 5cm deixando sempre um degrau sobre o outro, isso favorece esse tipo de iluminação com fita de LED, na verdade achamos até muito extravagante, mas não há como não falar que é bem legal, selecionei alguns videos de exemplos, nossos 5cm extras permitem que possamos embutir uma fita LED dentro do degrau, fazendo uma iluminação do degrau abaixo de forma indireta, já que se fosse direta o degrau abaixo iria refletir totalmente o fita LED e ficar muito visível. O problema é encontrar um fornecedor desse equipamento, no Brasil é caríssimo, achamos alguns fornecedores no leste europeu, um na Polônia e outro na Ucrânia, estamos conversando com o da Polônia que são meus conterrâneos porque os Ucranianos não querem enviar para o Brasil apesar de ter um preço ótimo, cerca de 400 reais, ai teríamos que enviar para um contato nos EUA que cobra 20% para receber e reenviar para o Brasil fora o frete extra e impostos, vamos estudando para ver no que vai dar.

















E já no campo das possibilidades do LED, um vídeo legal apenas para ver onde isso vai parar:








Quem tiver algumas dicas de balizadores, estamos precisando e muito!!!





Cãosultoria: "Já estou vestido para malhação, subir e descer escada."





3 comentários:

  1. Olá, gostaria de indicar algumas calculadora que me ajudaram muito na minha construção, acredito que seria interessante você divulgar para os seus leitores.

    Espero contribuir ainda mais para o seu conteúdo.

    Calculo de tijolos: https://calculareconverter.com.br/calculadora-quantos-tijolos-por-metro-quadrado/
    Inclinação de telhado: https://calculareconverter.com.br/calculo-de-inclinacao-de-telhado/
    Quantidade de pisos que vai gastar: https://calculareconverter.com.br/calcular-pisos-por-m2/
    Ar condicionado ideal para cada comodo: https://calculareconverter.com.br/calculo-ar-condicionado-btus/




    Grande abraço e tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
  2. Qual o tamanho do piso destes degraus? Ficou com 40cm?

    ResponderExcluir
  3. Ola.
    Vcs tem imagens da escada concluída ? Estou querendo fazer como vcs fizeram mais vi que não tem nada parecido em lugar nenhum.

    ResponderExcluir

Morreu! Mas passa bem...

Desanimamos do blog mas ainda há esperança!! Foto de 12/01/2019